sexta-feira, 1 de junho de 2007

Adeus Mouse

Segundo Bill Gates, mouse e teclados estão com os dias contados. Porém o “ratinho” está mais próximo de dizer adeus. Estudantes de uma universidade na cidade de Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveram um projeto que pode vir a tornar-se o substituto do mouse em um futuro próximo, o Magic Mouse, que é um mouse 3D controlado pelo dedo indicador.

Trata-se de um anel provido de vários sensores que captam os movimentos dos dedos e enviam ao PC para movimentar o cursor. Tem o tamanho de uma polegada, pesa menos de 10 gramas e possui bateria recarregável com capacidade de mais de duas semanas de uso contínuo. Um dos recursos interessantes desse novo tipo de hardware é a possibilidade de zoom na tela em certas aplicações.


Criatura e os criadores!

O mouse de anel ainda está em fase de desenvolvimento pois ainda faltam alguns recursos necessários como o clique dos botões do mouse tradicional, mas a equipe já trabalha para melhorias. O invento inclusive já foi premiado pela revista Popular Science como uma das melhores invenções de 2007 até agora.

A informática caminha para no futuro interagir ao corpo humano, seja em gestos ou comandos de voz. Só mês passado eu mudei meu mouse para um óptico, acho que para ter um desses em minha casa só em 2015. Não parece mais o mouse de computador foi inventado há mais de 40 anos e sua funcionalidade pouco mudou de lá para cá.

Segue o link com mais informações, fotos e vídeo do Magic Mouse em funcionamento. (Em inglês.)
http://www.wpi.edu/News/Releases/20067/popsciaward.html


Até a próxima.

Nenhum comentário: